sábado, 3 de dezembro de 2011

Gen Pés Descalços (Hadashi no Gen, 1983)


Desenho/Animação

Diretor: 

Mori Masaki

Roteirista: 

Keiji Nakazawa

Vozes de:

 Issei Miyazaki, Masaki Kôda and Seiko Nakano


Atenção: texto contém spoilers leves.

O filme conta a história de Gen, um garotinho que vive com sua família em Hiroshima e tem como melhor amigo seu irmão caçula. Narrada durante o término da Segunda Guerra Mundial, a história aborda, de forma realística e cruel, os horrores vividos por civis durante os ataques a bombas que afetaram, principalmente, as cidades de Hiroshima e Nagasaki em 1945.

Com a visão de uma criança de 6 anos, o filme inicia-se de modo infantil e inocente e vai ganhando uma sufocante carga dramática com o decorrer de sua trajetória. Não é um filme psicologicamente fácil de ser assistido. Em certos momentos, a  forma com que as imagens e os destinos dos personagens são jogados na tela é tão cruel, fria e expositiva que temos que dar uma respirada e lembrar que estamos defronte a uma obra cinematográfica. Ou ainda, de uma animação, o que é pior. Ao mesmo tempo, vale lembrar que Gen Pés Descalços é uma obra autobiográfica do autor de mangás e escritor Keiji Nakazawa e, tudo o que vemos são os efeitos de uma atrocidade cometida contra civis para que os EUA demonstrassem superioridade sobre o restante do mundo.

 Citando algumas passagens memoráveis, a cena da explosão é tão fantástica e realista que chega a nos remeter filmes que vieram anos depois e que até então chegaram a me impressionar pela inovação da técnica aplicada, como o momento da explosão em A Senha - Swordfish. O silêncio que antecede a sequência da explosão em Gen Pés Descalços chega a ser tão impressionante que incomoda, principalmente por sabermos o quão terrível é o que está por vir e tudo o que acontecerá em seguida. Isso se conhecermos um pouco da História da Segunda Guerra Mundial.

O que me faz comentar também outra coisa importante nessa impressionante obra de animação: a carga cultural e de aprendizagem que adquirimos enquanto assistimos o pequeno Gen viver seu drama na tela. Os efeitos da radiação, da fome, da devastação, o contexto histórico da época, nada passa desapercebido para quem está assistindo. É praticamente uma aula de história.

E, ao final de tudo, terminamos com a sensação de que, por mais que a natureza humana seja vil e cruel a ponto de infligir tanto sofrimento a tantas pessoas, o pequeno Gen nos mostra que essa mesma natureza pode ser diferente, pode resistir a intempéries e recomeçar de forma totalmente melhor.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0085218/
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Cinefilado