terça-feira, 24 de julho de 2012

Listão de filmes altamente recomendados, algumas curiosidades e os porquês de serem essas as minhas escolhas.

Eis abaixo uma seleção de filmes que figuram em meus favoritos. É apenas uma recomendação pretensiosa de um cinéfilo que pretensiosamente acredita que sabe alguma coisa de cinema.
Espero que gostem e me indiquem outros.

O Senhor dos Anéis (trilogia)
Narra a história do pequeno Frodo e sua jornada para destruir o Um Anel, um objeto que tem vontade própria e poder de destruir e dominar o mundo. O filme cresce em sua narrativa e, aos poucos, diversos personagens e histórias distintas vão se anexando, formando a melhor história de fantasia que o cinema e a literatura já apresentou ao mundo. 

Curiosidades: a Miramax comprou os direitos da história e iria realizá-la em apenas um filme. Entretanto, em seu testamento, Tolkien deixou bem claro que, se um dia fosse filmado, O Senhor dos Anéis não deveria ser feito pela Disney. A Miramax, pouco depois de obter os direitos da obra, foi comprada pela Disney e a New Line acabou por obter os direitos de filmá-la. A trilogia foi filmada de uma só vez e, posteriormente, dividida em três.

O Poderoso Chefão (trilogia)
A história da família Corleone, cujo patriarca é Don Vito, chefe da máfia italiana. A narrativa mostra a ascensão e declínio dos Corleone, nos apresentando a diversos personagens e seus dramas periféricos, todos eles orbitando Don Vito e seu sucessor Michael. 

Curiosidade: a cabeça de cavalo que aparece sanguinolenta sob os lençóis de um certo personagem no primeiro filme é real. Foi colocada lá sem que o ator soubesse, pois os ensaios foram com uma cabeça falsa. Assim, o grito de horror dado pelo personagem ao detectá-la é real. 

Star Wars (primeira trilogia)
Ja antevendo que sua história merecia um começo, a primeira trilogia inicia-se no episódio 4, narrando a saga de Luke Skywalker em sua batalha, juntamente com diversos outros rebeldes, contra o Império. O período da história não nos é apresentado, entretanto, não passa-se em nosso tempo. Em Star Wars, naves gigantescas, civilizações alienígenas e culturas variadas atravessam a tela, em um espetáculo que fascinou e ainda fascina platéias no mundo inteiro. 

Curiosidade: o diretor George Lucas parece ser portador de algum tipo de compulsão que o leva a reeditar sua obra de tempos em tempos, apresentando-nos efeitos novos, sequências novas e mudanças que alteram até mesmo o caráter psicológico dos personagens originais. 

À Espera de um Milagre
É a história de um guarda que trabalha em um presídio de condenados à cadeira elétrica e um prisioneiro que é mais do que aparenta ser. Repleto de lições de vida (a principal delas é a de não julgarmos as pessoas pela aparência), o escritor Stephen King (autor da obra) nos mostra que não é bom apenas em escrever terror, embora existam passagens bem horripilantes nesta história. 

Curiosidades: O nome original em inglês é The Green Mile, que significa, em tradução literal, a milha verde, ou o quilômetro verde (em tradução livre), referindo-se ao corredor forrado com carpete verde onde os condenados dão seus últimos passos antes de encontrarem a cadeira elétrica. Stephen King apresentou essa história, originalmente, em seis volumes (aos moldes de Charles Dickens) que mais tarde foram compilados em apenas um volume, após o lançamento do filme nos cinemas.

Um Sonho de Liberdade
Narra a história de um homem preso injustamente e os anos que se seguiram após. Um dos mais emocionantes filmes realizados até hoje e configurando sempre entre os quatro melhores filmes do mundo na lista do IMDB (banco de dados da Internet, onde todo o mundo pode votar nos melhores, dando a cada filme uma nota que julgar condizente). Uma votação justa, já que quem coloca o filme entre os melhores não é a crítica especializada, mas qualquer usuário da rede mundial de computadores. 

Curiosidade: é baseado no conto Rita Rayworth e a Redenção de Shawshank, pertencente ao livro de As Quatro Estações, de Stephen King. O livro possui quatro contos (dos quais três já transformaram-se em filmes de sucesso), cada um representando uma estação do ano. Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank é o conto que representa a primavera.

Titanic
Dois jovens se apaixonam durante um cruzeiro marítimo. O que faz Titanic ser um filme tão especial é que ele possui, na dose certa, aventura, romance, ação, drama, comédia, além de ser muito bem realizado. 

Curiosidade: O diretor James Cameron, em seu perfeccionismo, criou todo o sistema de câmeras que aparecem no início do filme (bem semelhantes a outro de seus filmes, O Segredo do Abismo). As imagens do Titanic no início do filme, realizadas abaixo da água, são reais. Os atores foram submetidos à águas congelantes nas cenas dos corredores durante o naufrágiopara que o vapor que saísse da respiração dos personagens fosse mais realista. 

Magnólia
A obra prima de Paul Thomas Anderson conta a história de diversos personagens, seus dramas e conflitos. Impossível não se identificar ou se sensibilizar com ao menos um deles. 

Curiosidade: o filme é repleto de mensagens subliminares. Uma delas é repetida diversas vezes durante o filme, o que ajuda a explicar (quem conseguir percebê-la) o estranho ato final da obra.

O Labirinto do Fauno
Conta a história de uma garotinha durante a Guerra Civil espanhola e seu paralelo com a lenda de uma princesa de contos de fadas. Apesar de ter uma temática infantil, o pano de fundo é extremamente melancólico, opressivo (denotado nas cores  e tons sombrios) e violento, retratando uma realidade que tenta ser desesperadamente desvirtuada para a fantasia na cabeça de Ophélia, a personagem principal. 

Curiosidade: apesar de estar concorrendo ao Oscar de melhor filme estrangeiro, perdeu a estatueta para o ótimo A Vida dos Outros, filme menos expressivo e menos conhecido no circuito cinefílico. 

Os Outros
Uma mãe luta para criar seus filhos depois que seu marido parte para a guerra e não retorna. As crianças são portadores de uma estranha doença que gera hipersensibilidade da luz do dia. Tal fato é o diferencial para que Os Outros esteja configurado entre os melhores filmes de terror/suspense que já vi. Quase que em sua totalidade, a história se passa em locais pouco iluminados, entretanto, as principais cenas que geram arrepios, são realizadas em locais de maior luminosidade. 

Curiosidade: o filme apresenta uma técnica real, utilizada por diversas famílias nas primeiras décadas do século XX, onde os cadáveres eram colocados em posições em que eles aparentavam estar vivos para serem fotografados como tal. 

A Cor Púrpura

Talvez um dos melhores filmes de Steven Spielberg, conta a vida de uma jovem negra de 14 anos, em um período de segregação racial, seu estupro pelo próprio pai e sua consequente gravidez. 

Curiosidade: Filme que revelou a talentosa Whoopi Goldberg ao mundo, é considerado uma das maiores injustiças do Oscar ao ser indicado a 11 categorias (dentre elas Melhor Atriz, duas indicações a Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado) e não levar nenhuma delas. Racismo por parte da Academia? Talvez. Mas diversos outros filmes já sofreram injustiças semelhantes por motivos desconhecidos.


O Nevoeiro
Um pai e seu filho ficam cercados em um supermercado durante o surgimento de um misterioso nevoeiro que esconde em seu interior um segredo terrível. Outro excelente filme baseado em um conto de Stephen King, O nevoeiro é um estudo sobre o ser humano e sua capacidade em lidar com seus medos em situações estremas. Um dos finais mais impactantes da história do cinema.

Curiosidade: o conto e o livro possuem finais distintos. Ambos perturbadores, porém, o do cinema é como um soco no estômago.


Batman - O Cavaleiro das Trevas
O segundo filme da trilogia do Homem Morcego, onde o herói é confrontado, desta vez, por um louco psicopata que atende pelo nome de Coringa.

Curiosidades: Heath Ledger, o ator que interpreta o vilão Coringa, morreu antes da estreia do filme nos cinemas. Os quadrinhos de Frank Miller intitulados O Cavaleiro das Trevas (Dark Knight Returns) mostra um Batman sessentão, dez anos após sua aposentadoria como super-herói. Nada a ver com o filme de Christopher Nolan.


Watchmen
É a história de um grupo de super heróis e seu reencontro anos depois, em um período de Guerra Fria. A direção de arte e a fotografia, assim como a trilha sonora conduzem o filme, em um espetáculo audio-visual de tirar o fôlego.

Curiosidade: nos quadrinhos, Rorschach comenta algo acerca de o personagem Adrian Veidt (ou Ozymandias), o homem mais inteligente do mundo, ser homossexual. No início do filme, quando vemos Adrian Veidt revelando sua identidade, muitas das pessoas que aparecem ao fundo são claramente gays, além de outra passagem onde aparece uma pasta em seu computador pessoal intitulada “Boys”, talvez respondendo a dúvida levantada por Rorschach.


Inteligência Artificial
Outro dos grandes filmes de Spielberg, conta a história de um menino robô e sua jornada eterna e imortal para conquistar o amor de sua dona.

Curiosidade: (COM SPOILER SOBRE O FINAL) com a morte de Stanley Kubrick (que vinha cotado para a direção), Steven Spielberg assumiu a direção, dando um tom menos lúgubre ao filme. Pelo projeto original, o robô David encerraria seus milênios de existência  preso em uma nave, no fundo do oceano congelado, eternamente consciente de sua solidão. Spielberg amenizou a história, dando ao pequeno David uma segunda chance e um final menos triste.


Wall-e

A história de um robô compressor de lixo e sua permanência em um planeta Terra onde quase não existe vida. Um dos filmes mais melancólicos e intimistas da Disney/Pixar.

Curiosidade: ganhador do Oscar de melhor animação de 2009, o filme é cheio de referências ao cinema. Quem é cinéfilo vai curtir. Wall-e é a sigla de Waste Allocation Load Lifter - Earth-Class (algo como empacotador/compactador de resíduos de classe terráquea), utilizada para identificar a função e o tipo daquele robô. Assim, o nome de todos os robôs que aparecem no filme representam uma sigla.


Bravura Indômita
Conta a história de uma garotinha em sua cruzada de vingança pela morte de seu pai.

Curiosidade: Outro dos grandes injustiçados do Oscar, não levou para casa nenhuma das indicações que recebeu. Ao todo, foram dez, dentre elas as principais de Filme, Diretor, Ator (Jeff Bridges), Atriz Coadjuvante (Hailee Steinfeld), Roteiro Adaptado.


Up - Altas Aventuras
Um senhor de idade vê, em uma viagem inusitada, a chance de realizar seu sonho e o de sua falecida esposa. Uma maravilhosa animação que, embora traga personagens atraentes às crianças e situações bizarras, também nos apresenta uma maravilhosa lição de vida, nos ensinando que nunca é tarde demais para corrermos atrás de nossos sonhos.

Curiosidade: em menos de 10 minutos apresenta uma das mais tocantes histórias de amor que o cinema já viu. Quase impossível não chorar com essa passagem.


Desejo e Reparação
Ambientado na Inglaterra, tendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, o filme narra a história de um casal de amantes que obrigam-se a viver separados depois que um engano muda para sempre suas vidas.

Curiosidade: a genialidade deste filme está na trilha sonora, que utiliza-se de sons de máquina de escrever em sua composição. Isso, de certa forma, é de grande importância para o roteiro em si. Contar mais que isso seria revelar muito do maravilhoso final.


O Segredo dos Seus Olhos
Um funcionário dos tribunais aposentado resolve escrever a respeito de um caso ocorrido no passado e que não foi totalmente esclarecido. A isso, soma-se o retorno a um romance do passado que também não ficou tão bem resolvido assim.

Curiosidade: vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010, o filme possui um plano sequência (tomada longa, onde uma mesma câmera filma uma ação por um tempo além do normal) de tirar o fôlego, perto do início. O final é outro murro no estômago.


Sem Saída (Eden Lake)

Um casal resolve passar um final de semana romântico acampado à beira de um lago isolado e é atacado por um bando furioso de jovens que levam tudo às últimas consequências. O filme é forte e não agradará pessoas sensíveis, sendo, inclusive, não recomendado para tais. Com atores relativamente famosos e um roteiro e direção bem executados, é de se estranhar que este filme tenha ficado na obscuridade, tendo saído diretamente em vídeo no Brasil.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

4 comentários:

  1. E Forrest Gump? Senti falta de vc recomendá-lo. Muito decepcionada com esse cinéfilo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops! Lamento, Fernanda, mas a lista não é definitiva. Corrigirei o erro nas próximas.

      Excluir
  2. Cristian, tudo bem... gostaria de postar aqui algumas indicações. certamente vocês já os viu, mas gostaria muito que você postasse, na medida do possível, sua crítica a respeito desses filmes que eu adoro:

    Filhos do Paraíso (concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2007, junto de Central do Brasil, tendo perdido (ambos) para o italiano de Roberto Begnini (esqueci o nome... rsrsrs)

    Thelma & Louisse (um dos meus de cabeceira, pois o enredo diz muito sobre a questão dos limites e da veracidade de uma amizade...)

    Closer, perto demais...

    O povo contra Lerry Flynt...

    Pleasant Ville (a vida em preto e branco)...

    Beginners - toda forma de amor...

    Perfume, a história de um assassino...

    O Céu de Suely (nacional)

    Terra Estrangeira (Brasil/Portugal)

    Milk - a voz da igualdade...

    Melhor é Impossível...

    Perdão, acho que exagerei... ainda mais agora com a monografia... mas, de um dia tivermos a oportunidade, gostaria de conversar com você sobre essas películas, minhas prediletas, já que é tão difícil conversar com pessoas especialistas em cinema, e como você pode perceber, meu gosto é bem "maionese" né, muita coisa de tudo... srrsrsr

    Obrigado meu caro...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, você resgatou três pérolas que eu gostei imensamente e já os separei para vê-los no final de semana: O Labirinto do Fauno (resgata um pouco da infância de sonhos e o imaginário inocente), Os Outros (como sou apaixonado por Terror e Suspense, esse é o meu predileto do gênero, fora que sou fã da Kiddman) e A Cor Púrpura (adoro Jazz...)... valeu...

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2013 Cinefilado