quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Melancolia (Melancholia, 2011)


Dirigido e escrito por Lars von Trier. 
Com: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt, Alexander Skarsgård, Stellan Skarsgård, Brady Corbet, Udo Kier, Jesper Christensen.

Assistir a um filme de Lars Von Trier geralmente não é uma coisa fácil. O diretor consegue despertar em cada um de seus trabalhos aquela sensação de ame ou odeie, sendo praticamente impossível que consigamos permanecer indiferentes ao término de suas películas. Aconteceu comigo no fim da sessão de O Anticristo, de Manderlay e de Dogville, sendo que o primeiro eu achei abominável (embora incrível em seu caráter narrativo) e os dois outros eu abracei como trabalhos espetaculares. Dançando no Escuro ainda não tive a oportunidade de assistir, mas tive referências de que se trata de um daqueles filmes devastadores, capazes de nos despertar algum estado de tristeza e angústia.

Seu novo trabalho, Melancolia, não é diferente. O filme é dividido em duas partes, cuja primeira nos apresenta a peculiar Justine (Kirsten Dunst), em sua festa de casamento e todos os conflitos que afligem sua família durante a comemoração. Na segunda parte, o filme nos mostra a agonia da espera dos terráqueos acerca de uma catástrofe que dizimará toda a vida no planeta Terra: o encontro deste com um novo e imenso planeta chamado Melancolia, que está em rota de colisão com o nosso.

Com uma introdução de aproximadamente sete minutos onde apenas imagens em câmera lentíssima são apresentadas, sem qualquer diálogo, apenas a famosa canção clássica Tristão e Isolda tocando ao fundo, o filme já se mostra não ser para qualquer um. A partir daí, esqueça qualquer expectativa de que verá algo como cinema catástrofe, pois o foco do filme está justamente nos sentimentos e sensações humanas, tendo como foco principal o sentimento de melancolia vivido pela protagonista Justine.

Reflexivo, arrastado, lento, cheio de simbolismos e rico em detalhes (sejam eles visuais ou não), Melancolia é um filme pesado e que não foi feito para agradar o público que vai ao cinema em busca apenas de entretenimento. E é certo que aqueles que sofrem ou já sofreram com a melancolia ou a depressão se identificarão imediatamente com Justine, compreendendo suas aparentemente insanas decisões durante a trama e assimilando melhor sua gradativa aceitação da paz interior que a inunda à medida em que o fim do mundo se aproxima, caminho seguido de forma diametralmente oposta pelos demais personagens que a acompanham até o final e cuja aceitação para eles aparenta ser mais difícil.

Atuando de forma esplêndida como sempre, Kirsten Dunst nos traz de maneira totalmente convincente toda a amargura de sua personagem. E, no final, entendemos e nos solidarizamos com sua compreensão, bem antes de todos, do caráter do ser humano e da razão vazia de nossa passagem por aqui, fator que a tornava melancólica quando tudo estava normal e a deixou mais serena quando a existência humana estava realmente perto de se acabar. 
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Cinefilado