sábado, 7 de janeiro de 2012

Medo da Verdade (Gone Baby Gone, 2007)

Lançamento: 2007 (EUA)
Direção: Ben Affleck
Atores: Casey Affleck, Michelle Monaghan, Ed Harris, Morgan Freeman, Amy Ryan.
Duração: 116 min
Gênero: Drama

Medo da verdade é um filme sobre as escolhas que fazemos e como somos obrigados a conviver com elas, sendo certas ou não. É, também, sobre como embasamos nossas escolhas ora na legalidade, ora na moralidade, pois nem tudo o que é ilegal é necessariamente imoral.

Na história, acompanhamos Patrick Kenzie e Angie Gennaro (respectivamente Affleck e Monaghan), um casal de detetives particulares especializados em localizarem pessoas que, por motivos geralmente financeiros (para dar o calote, leia-se), desaparecem, deixando para trás sua dívida e um cobrador. Os dois são procurados por uma avó desesperada que quer contratá-los para tentar encontrar sua neta, raptada há três dias. Como conhecem bastante a vizinhança, os dois aceitam o desafio e começam a descobrir mais e mais acerca dos fatos que envolvem o rapto.

A partir daí o filme nos apresenta uma série de reviravoltas, introduzindo até mesmo uma nova sub-história com sua conclusão (usada para ampliar a característica de alguns dos personagens) até encerrar-se com um final reflexivo, onde temos um tempo para analisar a situação e pensar acerca das escolhas dos personagens. E, como o texto narrado na abertura do filme, onde o protagonista relata acreditar que o ´´que não escolhemos é o que faz com que sejamos quem somos´´, nossas escolhas também podem ser responsáveis por fazer as pessoas serem o que elas se tornarão.

Com uma fotografia espetacular, que usa e abusa das tomadas aéreas para mostrar bem a cidade onde os fatos se passam, o filme é baseado na obra de Dennis Lehane, autor de Sobre Meninos e Lobos e conta ainda com as boas atuações de Ed Harris e Morgan Freeman. Como direção, temos o competente Ben Affleck, que mostra mais uma vez que trabalha melhor atrás das câmeras (escrevendo e/ou dirigindo) do que em frente a elas.

Enfim, Medo da Verdade é um filme que passou despercebido a despeito de seu time de atores, entretanto, vale a pena dar uma conferida neste excelente trabalho realizado.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Cinefilado